COMO DECLARAR BENS RECEBIDOS DE ESPÓLIO

COMO DECLARAR BENS RECEBIDOS DE ESPÓLIO

COMO DECLARAR BENS RECEBIDOS DE ESPÓLIO

É preciso ter cuidado na hora de declarar imóvel recebido em herança, pois dependendo da forma que for feito, terá que pagar o ganho de capital.

A sucessão ocorre no instante da morte do titular dos bens, a apuração dos bens deixados, ocorre pelo processo judicial ou por escritura pública extrajudicial.

Terminado o inventário deve ser feita a declaração de bens e direitos da declaração final de espólio, na qual será informada a parcela que corresponder a cada beneficiário, identificando o nome e o CPF dos herdeiros.

Nessa declaração, será informada a situação do bem na última declaração do falecido e o valor que o bem será transferido.

NESSE MOMENTO É QUE SE DEVE PRESTAR ATENÇÃO, QUAL VALOR SERÁ COLOCADO COMO TRANSFERÊNCIA.

 Pode ser informado pelo valor da última declaração do de cujus ou por valor maior, de mercado por exemplo. O que for informado será definitivo e não poderá ser retificado.

Se fizer pelo valor constante na última declaração do de cujus, não haverá o ganho de capital, esse só ocorrerá quando  o herdeiro vender o bem herdado, se vender. Mas se for colocado valor maior, deverá pagar o ganho de capital, sobre a diferença entre o valor da última declaração do de cujus e o valor colocado na declaração final de espólio,  usado na transferência.

Em alguns casos é interessante transferir o imóvel por um valor maior, pois se foi adquirido a muito tempo goza de muitas isenções, o que não acontecerá na outra situação.

Nesse caso, terá que pagar o ganho de capital, mas será compensado na hora que ele vender o bem, claro, tudo depende da intenção do herdeiro e da análise correta a ser feita, que um contador experiente será capaz de fazer.

11/04/2019.

Valcontab

Fone – 2631-4943

Celular/whatsapp – 99928-1305

Email – ari@valcontab.com.br

Serviços VALCONTAB