DECLARAÇÃO COMPLETA E DESCONTO SIMPLIFICADO

DECLARAÇÃO COMPLETA E DESCONTO SIMPLIFICADO

Na hora de declarar o IRPF 2018, o contribuinte deve escolher a forma como vai declarar, pelo desconto simplificado, ou pelas deduções permitidas em lei.

O desconto simplificado corresponde a dedução de 20% sobre os rendimentos tributáveis na declaração de ajuste anual, mas é limitado a R$ 16.754,34, se o contribuinte tiver deduções superiores a esse valor evidentemente deve optar pela forma completa. O programa vai calcular quanto o contribuinte pagará de imposto nas duas formas e o contribuinte escolhe qual deseja fazer.

O desconto simplificado não necessita de comprovação e pode ser utilizado por todos os contribuintes, independente do montante recebido e da quantidade de fontes pagadoras, é o contribuinte que decide pela sua utilização, mas se precisar retificar a declaração não poderá mudar a forma escolhida na transmissão da declaração original.

Em um casal que um dos cônjuges utilize o desconto simplificado, o outro pode optar pelo modelo completo e utilizar todas as despesas dos seus dependentes, mesmo que o cônjuge tenha efetuado os pagamentos, ele só não poderá colocar o cônjuge que declarou pelo desconto simplificado, como dependente.

 

Fonte: Regulamento de imposto de renda.

Data: 11/01/2018.

Valcontab

Fone: 2631-4943

Serviços VALCONTAB